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1951

A realidade da cidade do Rio Grande, na segunda metade do século XX, revelava a carência total de escolas de nível superior. Este cenário propiciava a evasão de estudantes que se dirigiam a outras cidades para continuarem seus estudos. A consciência dessa realidade, resultou em um movimento cultural cuja finalidade foi a criação de uma Escola de Engenharia, devido ao elevado número de profissionais da área e ao parque industrial existente na cidade à época. Para funcionar segundo exigências do Ministério da Educação, a escola precisava de uma entidade mantenedora, sendo instituída anos depois (1953) a Fundação Cidade do Rio Grande.
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1953
Com o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu o prédio localizado no interior da Praça Tamandaré, onde permaneceu de 1953 a 1972, o Museu Oceanográfico passou a desenvolver pesquisas de laboratório e implantou uma exposição com seu acervo para visitação, contribuindo para despertar na população local o interesse pelas ciências do mar.
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1955

Em 24 de maio, pelo Decreto nº 37.378 foi autorizado o funcionamento da Escola de Engenharia Industrial, primeira iniciativa de ensino superior no município, com funcionamento na Biblioteca Riograndense. A Escola de Engenharia Industrial é reconhecida pelo Decreto nº 46.459, de 18 de julho de 1959 e federalizada pela Lei 3.893 de 2 de maio de 1961, como estabelecimento isolado.
A Fundação Cidade do Rio Grande adquiriu o terreno e ultimou a construção do prédio próprio para a Escola de Engenharia Industrial, no local onde atualmente está instalado o IFRS.
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1955

Professor Cícero Marques Vassão, primeiro diretor do Curso de Engenharia Industrial.
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1956

Prédio da Escola de Belas Artes que abrigou a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Lei Municipal n° 875 de 22 de julho de 1956 e foi autorizada a funcionar pelo Decreto 43563 de 24 de abril de 1958.
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1958

Professor Roberto Coimbra Edon, primeiro direitor da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.
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1960

Em 2 de fevereiro de 1960, pelo Decreto nº 47.738, foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Direito. O reconhecimento da Faculdade de Direito "Clóvis Beviláqua", da Universidade Católica de Pelotas, com funcionamento em Rio Grande, ocorre pelo Decreto nº 56.461, de 14 de junho de 1965. O início das aulas se deu no Colégio São Francisco.
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1960

Professor Odenath Pereira Ferreira: primeiro diretor da Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua. (Decreto n. 47.738/1960).
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1960

Considerando o grande número de candidatos que aspiravam a outros cursos, ainda em 1960 buscou-se através da Mitra Diocesana de Pelotas, a instalação da Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Grande, cujo funcionamento se deu em salas cedidas pela Escola Normal Santa Joana D’Arc e entre 1967 e 1972 no prédio do Instituto de Educação Juvenal Miller e do Colégio Helena Small.
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1960

Hugo Dantas da Silveira,
primeiro Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
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1961
Em 19 de janeiro, através do Decreto n° 49.963, publicado no DOU em 10 de fevereiro, foi concedida a autorização para o funcionamento dos cursos de Filosofia e Pedagogia, promovendo um salto significativo no número de mulheres ingressando no ensino superior.
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1964
É autorizado o funcionamento do Curso de Letras, com habilitação para Língua Inglesa e Língua Francesa.
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1964
Criação do Colégio Técnico Industrial – CTI – junto a Escola de Engenharia.
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1966

Foi autorizado, em 11 de março, o funcionamento da Faculdade de Medicina do Rio Grande, por meio do parecer 170 doc. 4 do Conselho Federal de Educação, cujo o reconhecimento se deu através do Decreto n° 68.306 em 2 de março de 1971. O início das aulas se deu do Prédio da Santa Casa do Rio Grande
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1966

Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., prmeiro Diretor da Faculdade de Medicina.
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1966
O Curso de Licenciatura em Matemática, passa a ser ofertado, conforme autorização de funcionamento concedida pelo decreto número 49.963, de 19/01/61 e reconhecido pelo Parecer nº 2473/73 de 06/12/73 e Decreto Lei nº 73.818 de 12/03/74.
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1966
Criado o Hospital - Escola (Hospital de Ensino) junto a Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande - ACSCRG.
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1967

Prédio do Instituto de Educação Juvenal Miller, local onde funcionou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras entre 1967 e 1972.
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1967
Instalaram-se os cursos de Ciências e Estudos Sociais e na sessão de 4 de outubro, o Conselho Federal de Educação reconhecia a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande, através do Decreto no 61.617 de 3 de novembro de 1967, publicado no DOU em 8 de novembro. Em 1º de agosto de 1967, com instalações no Instituto de Educação Juvenal Miller, onde permaneceu até 1972.
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1969
Em 20 de agosto, foi assinado o decreto-lei nº 774, autorizando o funcionamento da Universidade do Rio Grande pela fusão das cinco primeiras unidades de ensino superior da cidade (Escola de Engenharia Industrial; Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas; Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua; Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras; e Faculdade de Medicina, sendo essa última integrada após o reconhecimento, que se deu em 1971). São criadas 3 Sub-Reitorias: I – Sub-Reitoria para Assuntos Didáticos; II – Sub-Reitoria para Assuntos
Estudantis; e III – Sub-Reitoria para Assuntos Administrativos. Já em 21 de outubro de 1969, através do decreto nº 65.462, foi criado o Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande, como entidade mantenedora da FURG.
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1969

O prof. Adolpho Gundlach Pradel, primeiro reitor da FURG, empenhou-se na luta pela criação da Fundação Universidade do Rio Grande. Durante sua gestão foi instalado o primeiro Conselho Universitário e o primeiro vestibular.
Nomeado em: 20/08/1969.
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1969

Prédio da EMEF Helena Small, local onde funcionou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. No período de cedência para a Universidade, a Faculdade de Filosofia passou a funcionar em dois prédios simultaneamente: Helena Small e Juvenal Miller entre 1969 e 1972.
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1970
Aprovado o primeiro Estatuto da Universidade. São criados 8 Institutos: I – Matemática; II – Física; III – Química; IV – Geociências; V – Biociências; VI – Ciências Humanas; VII – Letras; e VIII – Artes.
São integradas 5 Faculdades:
I - Faculdade Federal de Engenharia; II - Faculdade de Ciências Políticas
e Econômicas; III - Faculdade de Direito Glóvis Beviláqua; IV- Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras; e V - Faculdade de Medicina de Rio
Grande, assim que for reconhecida.
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1970
Ocorre a criação do curso de Administração de Empresas, com oferta a partir de 1971. O curso foi reconhecido em 27/04/76, através do Decreto nº 77.501.
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1970

É criado em 27 de agosto o curso de Oceanologia, pioneiro no Brasil em nível de graduação, formando profissionais nas linhas biológicas e geológicas. O curso teve início em 1 de março de 1971 e foi reconhecido em 1975 pelo Decreto n° 76.028.
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1971

.É aprovada a criação do curso de Engenharia Civil, em decisão do COEPE, de 13 de novembro, sendo implantado a partir de 1972 e reconhecido em 1975 através do Decreto nº 76.024.
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1971

A Faculdade de Medicina, no mês de março, foi reconhecida através do Decreto n°. 68.306.
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1971

Placa de Homenagem a Francisco Martins Bastos, Bolivar Nobrega Frazão, Miguel Riêt Corrêa Junior e Manuel Adolpho May Pereira no dia da formatura da primeira turma de médicos.
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1971

Através do Decreto n° 2.476, de 23 de junho, a FURG recebe da Prefeitura Municipal a área de 250 hectares para a implantação do Campus Universitário Carreiros – Decreto n° 2.476, de 23 de junho.
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1972

O Prof. Eurípedes Falcão Vieira, segundo reitor, percebe a importância de diferenciar a FURG das demais universidades, assim é formulado o Projeto Atlântico, que contemplava a criação da Base Oceanográfica, a aquisição de materiais para laboratórios e meios flutuantes.
Nomeado em: 16/11/1972.
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1972
Tem início na FURG o Projeto Rondon - iniciativa do Governo Federal destinada a promover a integração social, envolvendo estudantes universitários e a comunidade local em ações de desenvolvimento sustentável e cidadania, caracterizando-se como a maior ação extensionista do país.
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1973
A FURG inaugura o Projeto do Campus Avançado de Cáceres, em Mato Grosso, oferecendo aos estudantes da Universidade oportunidade de estágio na região.
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1973
É modificada a estrutura da Universidade do Rio Grande: passam a existir cinco centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Parecer n° 212 de 08/02/1973 do Conselho Federal de Educação.
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1974

O curso de Ciências Contábeis, foi criado pelo COEPE, em 30 de agosto, sendo oferecido a partir do ano seguinte.
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1974
Decreto nº 73.818 de 12 de março reconhece os Cursos de Matemática, de Ciências (licenciatura de 1º grau) e de Estudos Sociais (licenciatura de1º grau) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras). Neste mesmo ano o curso foi convertido em curso de Ciências - Licenciatura de 1º Grau, e em 28 de novembro foi proposto a criação das Habilitações Biologia, Química e Física.
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1974

Foi criado o curso de Biblioteconomia, cujo o reconhecimento se dá pelo Decreto nº 81 de 12 de maio de 1978.
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1975

É implantado o Projeto Atlântico para desenvolvimento da pesquisa tecnológica na região oceânica sul-brasileira, que muito contribuiu para os estudos que resultaram na doação da Fundação Cidade do Rio Grande para a FURG do Museu Oceanográfico.
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1975

Início da construção da Base Oceanográfica Atlântica
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1975
O Curso de Enfermagem foi aprovado através da Ata nº 15 do Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão - COEPE de 20/08/1975 e reconhecido pelo Decreto 1.223/79, publicado no DOU de 18 de dezembro de 1979 com a denominação de Curso de Enfermagem e Obstetrícia.
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1976

Em 29 de março deste ano, o Hospital Escola recebeu a denominação de Hospital de Ensino Prof. Miguel Riet Corrêa Júnior (HE), em homenagem ao primeiro diretor da Faculdade de Medicina do Rio Grande.
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1976
É aprovada a criação do curso de Educação Artística (licenciatura de 1º Grau) – Ata nº 20 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE de 19/08/1976.
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1977
Teve início a história das Artes Visuais na FURG com a criação da Licenciatura Curta em Educação Artística - Habilitação em Desenho, no contexto da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, tendo a primeira turma iniciado seus estudos em 1978.
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1977

O terceiro reitor da FURG, o Prof. Fernando Lopes Pedone entre outras ações, dá um importante passo para a adoção integral das metas da reforma universitária brasileira. Durante sua gestão, surgem os Departamentos, ligados diretamente à Sub-Reitoria de Ensino e Pesquisa.
Primeira nomeação: 30/03/1977
Recondução: 01/04/1981
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1978

A FURG recebe o navio de pesquisa oceanográfica Atlântico Sul.
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1978

Marca da FURG – A professora Maria José Boaventura, do então Curso de Educação Artística, foi a vencedora do concurso para a escolha da marca da FURG.
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1978
É criada a Bandeira da FURG, através de concurso realizado junto aos alunos, que teve como vencedor Roberto Luiz Guarniere discente do curso de Engenharia Civil. Incluir como ilustração a bandeira da FURG.
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1978
Em 24 de abril de 1978, através da Portaria nº 325, o Ministério de Educação e Cultura aprova a nova redação do Estatuto da Universidade do Rio Grande. São criados 19 Departamentos:
I – Matemática; II – Química; III – Física; IV – Materiais e Construção; V – Geociências; VI – Letras e Artes; VI – Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; VIII – Ciências Jurídicas; IX – Educação e Ciências do Comportamento; X – Biblioteconomia e História;
XI - Oceanografia; XII – Cirurgia, XIII – Medicina Interna, XIV - Materno Infantil; XV –
Ciências Morfo-Biológicas; XVI – Ciências Fisiológicas; XVII – Patologia; e XVIII -
Enfermagem. Alteração nas Sub-Reitorias: Sub-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Sub-Reitoria de Administração, Sub-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (extinta a Sub-Reitoria para assuntos Estudantis.
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1978

São inaugurados os primeiros prédios na Base Oceanográfica Atlântica no Campus Carreiros.
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1978
É implementado o mestrado em Oceanografia Biológica, primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da Universidade cuja aprovação se deu através da Ata n° 37 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPE, de 28/12/1978.
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1979
O curso de Licenciatura em Geografia foi aprovado pelo Decreto nº 83.382 de 30 de abril e publicado no Diário Oficial no dia 02 de maio de 1979 – Ata nº 41 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPEP de 24/05/1978 aprovou sua criação.
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1979
A graduação de Engenharia de Alimentos iniciou seu funcionamento com 30 vagas anuais e teve o seu reconhecimento em 17/10/85 através da portaria n° 810 publicada no DOU em 18/10/85. O Curso de Engenharia de Alimentos é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 1985 – Ata n° 34 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE de 01/09/1978 aprovou sua criação.
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1979

É realizada a 1ª Feira do Livro da FURG.
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1980
É regulamentada a carga máxima e mínima dos cursos e habilitações mantidos pela Universidade do Rio Grande. – Resolução do COEPE n° 07, de 03 de março.
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1981

É criado na FURG o “Clube de Ciências” com o objetivo de integrar os alunos da Licenciatura de Ciências com a realidade do ensino.
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1982

A FURG é convidada a participar do projeto Antártico Brasileiro - Proantar. Um convênio celebrado entre a Universidade e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm).
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1982
O Clube de Ciências criado em 1981, dá origem ao , Serviço de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências - SAMECI.
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1983
É implantado na FURG o "Programa de Bolsas Trabalho" - Resolução do CODEP n° 12, de 14 de abril.
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1983

É inaugurada a ESANTAR – Estação de Apoio Antártico, responsável pelo apoio logístico às expedições antárticas vinculadas ao Programa Antártico Brasileiro.
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1983
É aprovada a implantação do curso de Licenciatura Plena, em Letras: Português/Inglês, como extensão da Universidade do Rio Grande em Santa Vitória do Palmar: Deliberação do COEPE n° 20, de 13 de maio.
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1983
É criado o Arquivo Retrospectivo, institucionalizando as diretrizes e normativas de arquivamento de documentos, transferência, recolhimento, tratamento e prazos de guarda e eliminação – Ato Executivo 05, de 8 de abril e Resolução do CODEP n° 030, de 29 de agosto.
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1984
Deliberação do COEPE n° 02, de 4 de abril define sistemas de avaliação, com seus respectivos critérios gerais, para as disciplinas semestrais oferecidas na Universidade.
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1985
Este ano marca a instalação do Gabinete do Vice-Reitor, tendo assumido o cargo o Prof. Orlando Macedo Fernandes.
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1986
É aprovada a implantação do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas – Deliberação do COEPE n° 08, de 11 de julho.
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1986
Resolução do CONSUN n° 6, de 15 de julho, aprova a criação de uma Galeria de Reitores(as).
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1986
Através do Decreto Presidencial nº 92.987, de 24 de julho de 1986, é aprovado novo Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande (entidade mantenedora da Universidade).
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1986
Resolução do CONSUN n° 11, de 01 de setembro, define que os servidores técnico-administrativos e marítimos terão um representante no Conselho Universitário e um representante no Conselho Departamental, como convidados.
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1986
Resolução do COEPE n° 18, de 02 de outubro aprova a Filosofia e Política de Trabalho da Extensão Universitária na FURG.
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1986
Em 27 de novembro, é criada a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino de Rio Grande (FAHERG), responsável pelo gerenciamento de recursos e contratação de pessoal para o Hospital Universitário.
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1987
A FURG passa à condição de Fundação Pública, com seu funcionamento custeado principalmente por recursos da União Federal - Lei nº 7596 de 10 de abril de 1987.
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1987

A Resolução n° 9 do CONSUN, de 09 de julho, atribuiu ao Professor Eliézer de Carvalho Rios a denominação do Museu Oceanográfico, bem como ao laboratório Ictiologia do Museu Oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rios a denominação de Boaventura Nogueira Barcellos.
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1987

Ocorre o reconhecimento oficial de sua vocação institucional pelo Conselho Universitário por meio da Resolução N° 14/87 do CONSUN, sendo definido como vocação institucional o estudo do "Ecossistema Costeiro", em sua acepção mais ampla.
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1987
Resolução n° 11 do CONSUN, de 02 de julho, define a proibição do uso de cigarros e assemelhados dentro das salas de aula, salas de reunião e bibliotecas da FURG.
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1988

O Prof. Orlando Macedo Fernandes, assume como o quinto Reitor da Universidade. Nomeado em: 20/12/1988.
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1988

É inaugurada a Rádio Universidade do Rio Grande em 16 de dezembro a FM Educativa, hoje FURG FM.
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1989
A Resolução do CONDIR n° 02, de 07 de junho, regulamenta na Universidade a concessão de passagens aéreas e terrestres, a indenização de despesas aos servidores e a prestação de contas.
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1990
É aprovada a criação dos cursos de Geografia e História (Licenciatura e Bacharelado) - Deliberação do COEPE n° 09, de 05 de março.
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1990

Inaugurada a Estação Marinha de Aquacultura, no Balneário do Cassino.
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1990
É aprovada a conversão dos Cursos de Licenciatura Curta em Educação Artística e Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação: Artes Plásticas para Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Plásticas - Deliberação do COEPE n° 32, de 14 de setembro.
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1991
É instalada a UTI Pediátrica e UTI Cirúrgica do Hospital Universitário, bem como o Ambulatório Geral (na periferia), em convênio com o Hospital Espírita Guaíba Rache.
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1991
Em 26 de abril de 1991, a partir de portaria do MEC, o hospital de ensino passou a adotar a nomenclatura oficial de Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. - HU.
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1992
Resolução n° 03 do CONSUN, de 13 de março, aprova o Projeto de Avaliação Institucional - 1ª Etapa.
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1992
Resolução 04 do CONSUN, de 24 março, aprova a última atualização do Regimento interno do Conselho Universitário.
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1992
É implementado o primeiro curso de doutorado na FURG e o primeiro no Brasil em Oceanografia Biológica.
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1993
É aprovada a implantação do Curso de Mestrado de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina: Assistência de Enfermagem, na Universidade do Rio Grande, através do Projeto REPENSUL – Deliberação do COEPE n° 8, de 19 de fevereiro.
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1992

Dentre as ações sob o comando do Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann como reitor da FURG, destacam-se a inauguração do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), o único no país a funcionar em campus universitário.
Nomeação: 02/12/1992.
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1993
Com o apoio do MEC, a FURG adquiriu para uso do Hospital Universitário o prédio, parcialmente concluído (em torno de 40%) anteriormente alugado junto a Associação de Caridade da Santa Caso do Rio Grande - ACSCRG.
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1993
É aprovado a implantação do Curso de Espanhol-Diurno – Deliberação do COEPE n° 35, de 21 de fevereiro.
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1993

Resolução do CONSUN n° 6, de 17 de Março, define por autorizar a implantação do Centro de Atenção Integrada a Criança - CAIC, no Campus Carreiros.
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1993
É aprovada a criação do Curso de Mestrado em Educação Ambiental – Deliberação do COEPE n° 13, de 16 de junho.
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1993
É aprovada a criação do Curso de Mestrado em Medicina Interna – Deliberação do COEPE n° 22, de 12 de agosto.
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1993
É aprovada a criação do Curso de Engenharia de Computação pela Deliberação do COEPE n° 29, de 15 de setembro. O curso passa a ser ofertado à partir do ano seguinte.
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1993
É aprovado a implantação do Curso de Letras Português/Inglês – Deliberação do COEPE n° 37, de 30 de setembro.
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1993
É aprovado a implantação do curso de Letras Português/Francês – Noturno – Deliberação do COEPE n° 38, de 30 de setembro.
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1994

O Núcleo de Memória - NuME recebe a denominação de Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos – Deliberação do Conselho Universitário - CONSUN n° 12 de 15 de julho de 1994
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1994
É aprovado a a implantação do Curso de Mestrado em Engenharia Oceânica - Deliberação do COEPE n° 21, de 6 de maio.
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1994
É inaugurado o Hospital Dia Adulto para oferecer amplo atendimento a pacientes com HIV/AIDS.
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1995

Inaugura a Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo no Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa.A nova estrutura melhorou as condições dos cursos de graduação e de pós-graduação de Medicina e Enfermagem, pois passou a disponibilizar salas de aula, secretarias, salas de permanência dos departamentos e Biblioteca Setorial da Saúde. É oficialmente constituído o Campus da Saúde da FURG, ocupando uma área total construída de 19.200m2.
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1995
As habilitações Física e Biologia foram extintas e no seu lugar foram criadas a Licenciatura em Física e a Licenciatura em Biologia, permanecendo no curso original apenas a Licenciatura em Ciências – Habilitação Química.
Em 1996 obtiveram parecer positivo da comissão verificadora por meio da (Portaria Nº 1011, publicada no DOU em 02/11/96).
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1995
Ano marcado pelo reconhecimento nacional e internacional da FURG, escolhida como a única instituição da América do Sul para sediar um centro de excelência na formação de recursos humanos para o uso adequado dos ambientes costeiros, denominado Train Sea Coast Programme.
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1995
É aprovada implantação do Curso de Mestrado em Engenharia de Alimentos – Deliberação COEPE n° 17, de 22 de maio.
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1995

No mês de junho procede-se a incorporação, na forma de comodato, da Estação da Enseada do Saco do Justino.
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1995
É criado o Mestrado em Matemática Aplicada – Deliberação do COEPE n° 39, de 21 de setembro.
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1995
É criado o Mestrado em Ciências Fisiológicas conforme Deliberação n° 50 do COEPE, de 17 de novembro.
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1996

Na gestão do Prof. Carlos Alberto Eiras Garcia, sétimo reitor da FURG, são criadas 5 Pró-Reitorias e inaugurada a TV FURG, em rede de TV a cabo. Nomeado em: 14/11/1996.
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1996
Resolução do CONSUN n°s 20 e 21 de 26 de dezembro, aprova a alteração do Estatuto da Fundação Universidade do Rio Grande e cria 5 (cinco) Pró-Reitorias: Graduação; Assuntos Comunitários e Estudantis; Pesquisa e Pós-Graduação; Administração; e Planejamento e Desenvolvimento. Os 18 (dezoito) Departamentos de Ensino e Pesquisa criados em 1978, passam a se denominar Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
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1996

É criado o Centro de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática –CEAMECIM, resultado da união do Centro de Estudos e Apoio ao Ensino de Matemática – CEAEM com o Centro de Apoio a Melhoria do Estudos da Ciência - CEAMECI.
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1997
Resolução do CONSUN n° 3, de 23 de março, a EMA passa a denominar-se "Estação Marinha de Aquacultura Prof. Marcos Alberto Marchiori", como homenagem àquele que se dedicou a sua concretização.
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1997
Assinou-se convênio com o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) para que se desenvolvessem atividades de Saúde Coletiva.
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1998

Entra no ar a FURG TV operando na rede de Tv a cabo.
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1998
Em 3 de setembro são inaugurados junto ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior a Farmácia de Manipulação, bem como o Hospital-Dia - para pacientes com HIV/AIDS; o Laboratório de Apoio a HIV/AIDS foi credenciado pela Coordenadoria Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.
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1998

Em 28 de outubro é instituída a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande – FAURG com o objetivo básico de apoiar a Universidade Federal do Rio Grande - FURG na consecução de seus objetivos, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
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1999
É aprovado o novo estatuto da universidade, que passa a denominar-se Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Portaria MEC 783/99).
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1999

É inaugurado o Eco Museu da Ilha da Pólvora.
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1999
É aprovada a criação do Curso de Ciências Contábeis, turno diurno, com a mesma estrutura curricular do curso noturno existente – Deliberação do COEPE n° 37, de 26 de julho.
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1999
É aprovado a criação dos Cursos de Engenharia Civil Empresarial e Engenharia Mecânica Empresarial, que passa a ser oferecido a partir de 2000 – Deliberação do COEPE n° 44, de 10 de agosto.
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1999
São inaugurados junto ao Hospital Universitário: a Ala Azul, que reúne o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE), o Centro Integrado de Diabete (CID), Hospital-Dia para pacientes crônicos, a UTI Neonatal e UTI Intermediária.
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2000

No Campus Carreiros, é inaugurado o Centro de Convivência (CC).
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2000
No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. é inaugurada a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulta.
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2000
É definido a criação do CENTRO DE CONVÍVIO DOS MENINOS DO MAR – CCMAR - Resolução do CONSUN n° 17, de 7 de agosto.
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2000
É autorizado o oferecimento do Curso de Administração nos Municípios de Santa Vitória do Palmar e Canguçu - Deliberação do CODEP n° 32, de 18 de setembro.
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2000
É autorizado o oferecimento do Curso de Direito no Município de Canguçu - Deliberação do CODEP n° 35, de 18 de setembro.
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2000
É autorizado a criação do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Biologia de Organismos Aquáticos Cultiváveis - Deliberação do CODEP n° 36, de 18 de setembro.
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2000

Nomeado mais uma vez para a reitoria da FURG, o Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann. Uma de suas ações, foi a inauguração no ano de 2001 do Museu de Comunicação "Rodolfo Martensen". Nomeado em 19/12/2000.
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2001

É fundado o Museu da Comunicação Rodolfo Martensen que resgata a memória da comunicação em suas diferentes vertentes e surge como uma espécie de consequência da Rádio Universidade, com objetivo de preservar gravações da emissora.
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2001
O financiamento do Projeto de Gerenciamento da Lagoa dos Patos é autorizado pela Resolução do CONSUN n° 01, de 09 de março.
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2001
Criado o Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em História da Literatura - Deliberação CODEPE n° 53, de 3 de dezembro.
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2002

É criada na FURG a MPU (Mostra de Produção Universitária), que de 1992 a 2001 tinha o nome de Congresso Anual de Iniciação Científica e era realizado por três Universidades da região, em sistema de parceria: a Fundação Universidade Federal de Rio Grande, a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas.
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2002
Resolução do CONSUN n° 28, de 6 de dezembro, aprova o Regimento Interno do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NuMe.
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2003

Criação do NUDESE, Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico.
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2002
É inaugurado junto ao Campus Carreiros o prédio administrativo, que passa a abrigar as instalações da Reitoria, Procuradoria Jurídica, Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
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2003
Projeto Político-Pedagógico é aprovado pela Resolução do CONSUN n° 26, de 22 de dezembro.
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2004
É implantado o nível Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, que antes se denominava Programa de Mestrado em Engenharia e Ciências de Alimentos - Deliberação n° 08 do COEPE, de 7 de abril.
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2004
A FURG oferece a graduação de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade presencial no Município de de Santo Antônio da Patrulha (SAP) – Deliberação n° 12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPE de 18 de junho.
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2004
É aprovado a criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica - Deliberação n° 02 do COEPE, de 23 de janeiro.
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2004
Proibição da prática dos "trotes" aos alunos ingressantes nas séries iniciais da Universidade - Ato Executivo 11, de 26 de março, homologado pela Resolução CONSUN n° 8, de 4 de junho.
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2004
Resolução do CONSUN n° 11, de 9 de junho, aprova as normas para escolha de representantes dos servidores técnico-administrativos e marítimos e dos servidores aposentados para integrarem o Conselho Universitário.
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2004
O Hospital Universitário recebe a certificação dos Ministérios da Saúde e Educação como ¨Hospital de Ensino¨
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2004
É implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Nível Mestrado - Deliberação n° 41, do CODEPE, de 10 de dezembro.
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2004
É implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Nível Mestrado - Deliberação n° 41, do CODEPE, de 10 de dezembro.
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2005

Nomeação do nono Reitor da FURG, o Prof. João Carlos Brahm Cousin em 09/01/2005. Após o primeiro mandato, foi reconduzido em 09/01/2009. Cousin foi impulsionador das melhorias da cidade e região, potencializando a dimensão social da FURG.
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2005
Aprovado a criação do Curso de Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, a ser oferecido a partir do 1º semestre de 2006 – Deliberação do COEPE n° 19, de 26 de outubro
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2005
Criado o curso de graduação de licenciatura em Educação Física a ser oferecido a partir de 2006 – Deliberação do CODEPE n° 09, de 17 de junho.
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2005
Aprovado a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a ser oferecido a partir do 1º semestre de 2006 – Deliberação COEPE n° 21, de 26 de outubro.
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2005
Aprovado a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas: Fisiologia Animal Comparada, a ser oferecido a partir do 1º semestre de 2006 - Deliberação do COEPE n° 20, de 26 de outubro.
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2005
É aprovada a criação do Curso de Graduação em Psicologia, a ser oferecido a partir de 2007 – Deliberação do COEPE n° 22, de 11 de novembro.
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2006

Entra em funcionamento o curso de Educação Física - Licenciatura.
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2006
São encaminhados ao MEC proposta para criação de cinco cursos para compor a Universidade Aberta do Brasil: Especialização em Educação Ambiental; Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Administração - habilitação em empresas; Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Especialização em Desenvolvimento de Aplicação para a WEB.
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2006
É aprovada a instituição do Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários – PROCEM da FURG - Resolução do CONSUN n° 4, de 17 de março.
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2006
É implantado o Programa de Pós-Graduação em Geografia, em nível de mestrado, que passa a ser oferecido a partira de 2007- Deliberação do COEPE n° 18, de 22 de setembro.
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2006
É implantado o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental, em nível de mestrado, que passa a ser oferecido a partir de 2007 - Deliberação COEPE n° 19, 2 de setembro.
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2006
É aprovado a criação do curso de Licenciatura em Pedagogia – Deliberação do COEPE n° 34, de 10 de novembro.
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2006
É implantado o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, em nível de mestrado – Deliberação do COEPE n° 07, de 12 de maio.
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2006
É realizado em 8 de novembro de 2006, em parceria entre a FURG e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, o 1° cruzeiro do Projeto Amazônia Azul, propiciando a formação embarcada de estudantes dos demais cursos de Oceanografia do Brasil.
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2007
Adesão da FURG ao REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras.
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2007
Novo Estatuto da Universidade altera o nome da Instituição para: Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Resolução CONSUN n° 31, de 23 de novembro.
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2007
É aprovado a implantação do curso de Administração na modalidade Educação à Distância – Deliberação do COEPE n° 12, de 27 de abril.
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2007
FURG apresenta proposta de adesão ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais – REUNI – Resolução do CONSUN n° 30, de 23 de outubro.
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2007
É aprovada a criação da Secretaria de Educação à Distância – SeAD – Resolução CONSUN n° 34, de 07 de dezembro.
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2007
É aprovado a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado - Deliberação do COEPE n° 2, de 18 de janeiro.
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2008
É aprovado a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado - Deliberação do COEPE n° 2, de 18 de janeiro.
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2008

Inauguração do prédio do Cidec-Sul, no Campus Carreiros.
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2008

Início das atividades do Centro de Convívio dos Meninos do Mar
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2008
É implementado o Curso de Bacharelado em Arqueologia - Deliberação do COEPE nº 013, de 16 de maio.
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2008

Inauguração das novas instalações da UTI Neonatal.
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2008
É aprovada a criação do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada - Deliberação do COEPE n° 12, de 16 de maio.
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2008
É aprovada a criação do curso de Bacharelado em Arquivologia - Deliberação do COEPE n° 14, de 16 de maio.
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2008
É aprovada a criação do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Deliberação do COEPE n° 15, de 16 de maio.
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2008
Resolução do CONSUN n° 10, de 23 de maio, aprova a adesão do Colégio Técnico Industrial - CTI ao sistema de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET.
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2008
É aprovada a criação do Curso Superior de Tecnologia em Toxicologia - Deliberação do COEPE n° 20, de 18 de julho.
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2008
Criado o curso de Engenharia de Automação - Deliberação do COEPE n° 25, de 18 de julho.
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2008
Criado o curso de Engenharia de Automação - Deliberação do COEPE n° 25, de 18 de julho.
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2008
É aprovada a criação do Curso de Sistemas de Informação – Bacharelado - Deliberação do COEPE n° 26, de 18 de julho.
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2008
Criado o curso de Engenharia de Automação e sua primeira turma ingressou no ano seguinte. O curso primou desde a sua gênese pela inovação e excelência nos processos de ensino aprendizagem, seja pela sua concepção, projeto e execução
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2008
É aprovada a criação do Curso de Sistemas de Informação – Bacharelado - Deliberação do COEPE n° 26, de 18 de julho.
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2008
São criadas 13 (treze) Unidades Acadêmicas em substituição aos 18 (dezoito) Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão – Resoluções do CONSUN n°10 a 22.
I-Faculdade de Direito (FADIR); II-Escola de Enfermagem (EENF); III-Centro de
Ciências Computacionais (C3); IV-Faculdade de Medicina (FAMED);V-Escola de
Engenharia (EENG);VI- Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF); VII Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI); VIII-Instituto de Ciências
Biológicas (ICB); IX-Instituto de Educação (IE); X-Instituto de Ciências Econômicas,
Administrativas e Contábeis (ICEAC); XI-Instituto de Oceanografia (IO); XII-Instituto
de Letras e Artes (ILA); e XIII-Escola de Química e Alimentos (EQA) – Resoluções do CONSUN n°s 10 e 21, de 10 a 15 de agosto.
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2008
É aprovada a criação do Curso de Graduação em Engenharia Agroindustrial - Indústrias Alimentícias a ser oferecido no Campus de Santo Antônio da Patrulha - Deliberação CODEPE n° 30, de 15 de agosto.
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2008
É aprovada a criação do Curso de Graduação em Engenharia Agroindustrial - Agroquímica a ser oferecido no Campus de Santo Antônio da Patrulha - Deliberação CODEPE n° 31, de 15 de agosto.
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2008
É aprovado a criação do Curso de Doutorado em Enfermagem – Deliberação do COEPE n° 35, de 17 de novembro.
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2008
As Pró-Reitorias passam de 5 (cinco) para 7 (sete) - Resolução do CONSUN n° 35, de 05 de dezembro
I. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD);
II. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP);
III. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC);
IV. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
V. Pró-Reitoria de Infra-estrutura (PROINFRA);
VI. Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD);
VII. Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
(PROGEP).
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2009

Aprovação do novo regimento geral da FURG – Resolução CONSUN n° 15 de 26 de junho.
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2009
É aprovada a criação do curso de graduação Bacharelado em Química com opção Tecnológica - Deliberação COEPEA nº 67/2009, de 07 de agosto de 2009. O reconhecimento do curso foi publicado na Portaria N° 216 de 28 de março de 2014 (MEC).
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2009
É aprovado a criação do curso de graduação - Bacharelado em Engenharia Civil Costeira e Portuária – Deliberação COEPEA n° 66, de 7 de agosto.
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2009
É aprovado a criação do curso de graduação - Bacharelado em Engenharia Bioquímica – Deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA n° 64, de 7 de agosto.
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2009

Criação do Campus FURG Santo Antônio da Patrulha com a implementação de 2 (dois) cursos de Engenharias Agroindustriais: Indústrias Alimentícias e Agroquímica.
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2009
É aprovado a criação do curso de graduação - Bacharelado em Engenharia Mecânica Naval – Deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração COEPEA n° 65, de 7 de agosto.
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2009
É aprova a Homenagem Universitária por Tempo de Serviço na FURG a ser prestada, anualmente, aos servidores que tenham crumprido 25, 30 e 35 anos de efetivo exercício na Universidade – Deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA nº 081/2009 de 07 de agosto.
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2009
É aprovado a criação do curso de mestrado em Gerenciamento Costeiro – Deliberação COEPEA n° 129, de 18 de dezembro.
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2009
É aprovado a criação do curso de graduação - Bacharelado em Turismo Binacional - Ênfase em patrimônio histórico-ambiental – Deliberação COEPEA n° 63, de 7 de agosto a ser ofertado no Campus de Santa Vitória do Palmar.
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2009
É aprovado a criação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental à ser oferecido no Campus Rio Grande e no Campus São Lourenço do Sul – Deliberação COEPEA n° 84, de 28 de agosto.
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2009
É aprovado a criação do Programa de Pós-Graduação em Física, nível Mestrado – Deliberação COEPEA n° 93 de 25 de novembro.
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2009
A FURG contrata empresa responsável pelo oferecimento de Plano de Saúde destinado aos servidores ativos e aposentados
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2010
A FURG recebe da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha a doação de um terreno de 33 hectares, destinado à Unidade de Bom Princípio, vinculada ao Campus de SAP.
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2010
É aprovada a criação do Comitê Assessor de Planejamento como órgão permanente, vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – Deliberação do COEPEA nº 51, de 26 de março.
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2010
É aprovada a criação do Programa de Avaliação Institucional – Deliberação do COEPEA nº 54, de 26 de março.
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2010

É instituído o Programa de Acolhida Cidadã/Solidária (PACS) com a finalidade de recepcionar e integrar os novos estudantes à vida universitária – Deliberação do COEPEA n° 164, de 17 de dezembro.
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2010
É aprovada a Política Institucional de Informação - PII – FURG - Resolução do CONSUN n° 5, de 16 de abril.
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2010
É aprovada a criação do curso de Pedagogia, para professores em exercício na rede de ensino público, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Deliberação do COEPEA n° 131, de 6 de agosto.
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2010
Aprovado que a partir de 2011 todas as vagas sejam preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual utiliza 100% da nota do ENEM – Deliberação do COEPEA n° 156, de 29 de outubro.
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2010

É criado o Campus de Santa Vitória do Palmar (SPV) com o oferecimento do curso de
Bacharelado em Turismo Binacional
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2010

É criado o Campus de São Lourenço do Sul (SLS) com o oferecimento do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
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2010
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Junior aderi ao Programa Nacional de
Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao SUS.
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2010
Conclusão do Centro Obstétrico e conclusão da UTI Pediátrica.
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2010

É criada a Coordenação do Arquivo Geral da FURG, enquanto órgão subordinado à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – Portaria da Reitoria n° 2.109, de 04 de novembro.
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2010
É aprovado o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) que visa promover o desenvolvimento pleno do estudante universitário - Deliberação do COEPEA n° 157, de 17 de dezembro.
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2011
É aprovado criação do curso de doutorado em Ciências da Saúde, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da FURG – Deliberação do COEPEA n° 6, de 4 de fevereiro.
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2011
É aprovado a criação do programa de mestrado profissional em Matemática e a adesão ao PROFMAT (Mestrado em Rede Nacional) – Deliberação do COEPEA n° 7, de 4 de fevereiro.
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2011
É aprovado a criação do curso de Licenciatura em Letras - Português/Espanhol, na modalidade a distância – Deliberação do COEPEA n° 8, de 4 de fevereiro.
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2011

Em 14 de março o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. passa a atender, exclusivamente, pacientes SUS - HU - 100% - SUS.
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2011
Aprovar a criação do curso de pós-graduação em Educação, nível mestrado acadêmico, a ser ofertado a partir do 1º semestre de 2012 – Deliberação do COEPEA n° 43, de 22 de julho.
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2011

É aprovado o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2011-2022 da FURG – Resolução do CONSUN n° 16, de 16 de dezembro.
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2012
É aprovada a criação do curso de doutorado em Química Tecnológica e Ambiental, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da Escola de Química e Alimentos da FURG – Deliberação do COEPEA n° 12, de 10 de fevereiro.
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2012
É aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Computação e do curso de mestrado acadêmico em Engenharia de Computação do Centro de Ciências Computacionais – Deliberação COEPEA n° 13, de 10 de fevereiro.
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2012
É aprovado a criação do curso de doutorado em Letras, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras e Artes – Deliberação COEPEA n° 14, de 10 de fevereiro.
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2012
É aprovado a criação do Programa de Pós-Graduação em História e do curso de mestrado profissional em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – Deliberação COEPEA n° 15, de 10 de fevereiro.
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2012
É aprovado a criação do Curso de Licenciatura em Ciências - modalidade a distância do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF – Deliberação COEPEA n° 16, de 10 de fevereiro.
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2012

É aprovado, no âmbito da FURG, a utilização do nome social pelas pessoas transexuais e travestis – Deliberação n°44, de 15 de junho.
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2012
É aprovada a criação do curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica – Deliberação COEPEA n° 37, de 15 de junho.
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2012
É aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - Nível Mestrado – Deliberação COEPEA n° 86, de 14 de dezembro.
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2013
Aprovada a criação do curso de História Licenciatura, na modalidade EAD – Deliberação do COEPEA n° 19, de 8 de março.
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2013
Iniciam as atividades do Laboratório de Turismo (LABTUR), no Campus Santa Vitória do Palmar, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Turismo do país. Sua estrutura conta com um micro-ônibus e todo espaço necessário para produzir ciência no turismo.
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2013

Nomeação da décima reitora da FURG, professora Cleuza Maria Sobral Dias, em 9 de janeiro de 2013. Durante sua gestão, foram inaugurados o OCEANTEC e o Navio-Escola. Após o primeiro mandato, foi reconduzida em 11 de janeiro de 2017.
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2013
No dia 4 de janeiro, inaugura o Campus Santa Vitória do Palmar. Sua infraestrutura comporta salas de aula, sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, sanitários e área de circulação, setor administrativo, entre outras dependências.
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2013
Aprovada a criação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Deliberação do COEPEA n° 62 de 14 de junho.
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2013
Aprovada a criação do curso de graduação em Artes Visuais - Bacharelado – Deliberação do COEPEA n° 83, de 23 de agosto.
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2013
Aprovada a criação do curso de graduação em Artes Visuais - Licenciatura– Deliberação do COEPEA n° 84, de 23 de agosto.
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2013
Aprovada a criação do curso de graduação em Educação do Campo – ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias para o Campus São Lourenço do Sul - Deliberação do COEPEA n° 86, de 23 de agosto.
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2013
Aprovada a criação do curso de graduação em Física – Bacharelado - Deliberação do COEPEA n° 89, de 23 de agosto.
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2013
Aprovada a criação do curso de graduação em Física – Licenciatura - Deliberação do COEPEA n° 90, de 23 de agosto.
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2013
Aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social - nível mestrado acadêmico – Deliberação COEPEA n°105, de 18 de outubro.
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2013
Aprovada a criação do curso de Bacharelado em Agroecologia para o Campus de São Lourenço do Sul – Deliberação COEPEA n° 106, de 18 de outubro.
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2013
Aprovada a criação do curso de Licenciatura em Ciências Exatas - ênfase em Matemática, Física e Química para o Campus de Santo Antônio da Patrulha – Deliberação COEPEA n° 107, de 18 de outubro.
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2013
Aprovada a criação do curso de Bacharelado em Hotelaria para o Campus de Santa Vitória do Palmar – Deliberação COEPEA n° 108, de 18 de outubro.
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2013
Aprovada a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar – Deliberação COEPEA n° 109, de 18 de outubro.
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2013
Aprovada a criação do Programa de Ações Afirmativas – PROAAF, em substituição ao Programa de Ações Inclusivas – PROAI – Resolução do CONSUN n° 20, de 22 de novembro.
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2013
Aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada – Nível Mestrado – Deliberação COEPEA n° 128, de 20 de dezembro.
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2013
A FURG aderiu ao Programa Mais Médicos, no momento de seu lançamento pelo Governo Federal.
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2013
Aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – Nível Mestrado – Deliberação COEPEA n° 129, de 20 de dezembro.
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2013
Aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional – Nível Mestrado – Deliberação COEPEA n° 130, de 20 de dezembro.
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2014

Começam as atividades da Innovatio, a incubadora de empresas de base tecnológica da FURG
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2014

Iniciam-se os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Bacharelado em Agroecologia no Campus São Lourenço do Sul.
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2014
É instituída a Política de Propriedade Intelectual da FURG, dispondo sobre as normas de proteção, gestão e transferência dos resultados da pesquisa institucionalizada – Resolução do CONSUN n° 03, de 4 de abril.
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2014
É aprovada a criação do doutorado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais junto ao PPGBAC – Deliberação do COEPEA n° 22, de 25 de abril.
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2015

Criação do Centro Integrado de Análises da FURG (CIA).
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2014
É aprovada a criação do curso de graduação em Comércio Exterior para o Campus de Santa Vitória do Palmar – Deliberação do COEPEA n° 100, de 05 de setembro.
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2014
É aprovada a criação do curso de graduação em Relações Internacionais para o Campus de Santa Vitória do Palmar – Deliberação do COEPEA n° 101, de 05 de setembro.
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2014
É implantada a Estrutura Administrativa Temporária de Campi localizados fora de Rio Grande (Campus SAP, SVP e SLS) – Resolução do CONSUN n° 23, de 26 de setembro.
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2014
É instituída a Política Ambiental da FURG, a partir da definição, implementação e integração de princípios e objetivos que fomentem valores e práticas sociais voltados para a sustentabilidade a serem integrados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas – Resolução do CONSUN n° 32, de 12 de dezembro.
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2015
É aprovada a criação do curso de Tecnologia em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química – Deliberação do COEPEA n° 12, de 13 de fevereiro.
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2015
É aprovada a criação do Curso de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Acadêmico – Deliberação do COEPEA n° 13, de 13 de fevereiro.
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2015
É aprovada a adesão da FURG à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH – Resolução CONSUN n° 16, de 14 de agosto.
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2015
Aprovar a criação do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas para o Campus de São Lourenço do Sul – Deliberação do COEPEA n° 52, de 14 de agosto.
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2015
É aprovada a criação do curso de Pedagogia 2ª Licenciatura pelo PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Deliberação do COEPEA n° 53, de 14 de agosto.
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2015

O Centro de Microscopia Eletrônica do Sul – CEME-SUL é vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP, tendo como finalidade oferecer condições de uso dos recursos da microscopia eletrônica, bem como de técnicas afins lotadas no mesmo Centro, em atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa, inovação e à extensão universitária, voltado a diversas áreas do conhecimento, com estrutura multiusuária e uso compartilhado de equipamentos – Resolução CONSUN 31 de 12 de dezembro.
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2015
É instituída a Política de Extensão da FURG – Resolução do CONSUN n° 27, de 11 de dezembro.
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2016
Implementa-se o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas no Campus São Lourenço do Sul.
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2016

Formatura de Sheila Basso da turma de Psicologia - primeira estudante indígena a colar grau na FURG
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2016
O Campus Santo Antônio da Patrulha (SAP), cria o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, a Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos, a Associação Atlética e o Coletivo Diversação.
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2016
É aprovada a criação do curso de Doutorado em Modelagem Computacional – Deliberação do COEPEA n° 41, de 17 de junho.
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2016
É aprovado a criação do Mestrado Profissional em Administração Pública, modalidade em rede – PROFIAP – Deliberação do COEPEA n° 70 de 16 de agosto.
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2025

No dia 15 de janeiro, autoridades da FURG e representantes da sociedade civil acompanharam a assembleia universitária para a transmissão do cargo de reitor; ato solene que marca o início institucional da nova gestão administrativa da Universidade. Na ocasião, Suzane Gonçalves recebeu os símbolos universitários das mãos do ex-reitor, Danilo Giroldo.
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2017

Formatura de Alaides Terezinha Dias da Costa do curso de História - primeira estudante quilombola a colar grau na FURG.
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2017

FURG recebe o Laboratório de Ensino Flutuante – Navio Ciências do Mar I.
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2017
É aprovada a criação do mestrado acadêmico em Contabilidade – Deliberação do COEPEA n° 9 de 17 de fevereiro.
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2017
É aprovada a criação no Campus de Santo Antônio da Patrulha (SAP) do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas – Deliberação do COEPEA n° 16, de 17 de março.
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2017
É criada a Política de Comunicação Social da FURG – Resolução do CONSUN n° 3, de 7 abril.
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2017
A Resolução do CONSUN n° 14, de 11 de agosto, aprova a alteração no Regimento Interno da Reitoria e a definição da estrutura organizacional mínima nos campi situados fora do município do Rio Grande.
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2017

Inauguração do OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico.
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2017
A Resolução do CONSUN n° 13, de 25 de maio, institui a Política Linguística da FURG.
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2018
A Resolução do CONSUN n° 4, de 23 de março, aprova a Política de Internacionalização da FURG.
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2018
É aprovada a criação do curso de Licenciatura em Física na EAD – Deliberação do COEPEA n° 23, de 25 de maio.
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2018
É aprovada a criação do curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade EaD – Deliberação do COEPEA n° 35, de 22 de junho.
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2018
É aprovada a criação do curso de graduação em Engenharia de Produção para o campus de Santo Antônio da Patrulha – Deliberação COEPEA n° 57, de 14 de setembro.
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2018
É aprovado a criação do curso de bacharelado em Administração para o campus de Santo Antônio da Patrulha - Deliberação COEPEA n° 58, de 14 de setembro.
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2018
É criado o Programa de Pós-Graduação em Ambientometria – nível de mestrado – Deliberação do COEPEA n° 93, de 14 de dezembro.
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2019
Implementados os cursos de Engenharia de Produção e Administração no Campus Santo Antônio da Patrulha.
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2019
RESOLUÇÃO CONSUN n° 04, de 29 de março aprova o programa de ações afirmativas para negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transgêneras nos cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu da FURG.
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2019
É aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, nível Mestrado – Deliberação do COEPEA n° 26, de 22 de março.
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2019
É aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Mestrado e Doutorado) – Deliberação do COEPEA n° 46, de 26 de junho.
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2019
É aprovada a criação do Centro de Biodiversidade Subtropical da FURG – Resolução do CONSUN n° 15, de 05 de julho.
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2019
É aprovada a criação do curso de Licenciatura em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa para o campus de São Lourenço do Sul – Deliberação do COEPEA n° 90, de 4 de outubro.
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2019
FURG obtém nota 4 no índice Geral dos Cursos e permanece como referência nacional.
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2019
É instituída a Política de Inovação e de Tecnociência Solidária para estimular a inovação, a tecnologia social, a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia no âmbito da FURG – Resolução do CONSUN n° 26, de 06 de dezembro.
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2019
A Resolução do CONSUN n° 27, de 6 de dezembro, aprova a Política de Gestão de Riscos da FURG.
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2021

Nomeação do atual Reitor da FURG Danilo Giroldo.
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2022

No dia 1 de dezembro de 2022, foi inaugurada a Galeria de Reitores da FURG – localizada no prédio da Reitoria. Constitui-se em um espaço destinado a homenagear os gestores que contribuíram para o desenvolvimento da instituição desde a sua fundação.
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2023

No mês de Agosto, o COEPEA autoriza a criação de novos cursos, presenciais e EAD. Os cursos ofertados no Campus Carreiros são: Farmácia - Bacharelado (30 vagas), Ciências Sociais - Licenciatura (40 vagas) e Educação Física - Bacharelado (40 vagas)
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2022

Inauguração do novo espaço do Núcleo de Memória da FURG Eng. Francisco Martins Bastos- NuMe. Dia 01 de dezembro de 2022 o Nume ganhou um espaço desenhado para comportar a magnitude do acervo, bem como, destacar ainda mais a beleza das peças que compõem o núcleo. O novo ambiente foi estruturado ao fim da asa leste do Cidec-sul.
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2023

Aprovação do novo regimento do Núcleo de Memória da FURG Eng. Francisco Martins Bastos- NuMe.
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2024

No dia 23 de agosto realizou-se a cerimônia de descerramento das placas em homenagem ao trabalho da comunidade universitária no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024. O ato aconteceu nas dependências do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume)
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2024

No dia do 55º aniversário da FURG, deu-se a Assembleia Universitária para Outorga de Títulos Honoríficos e Homenagens aos Servidores por Tempo de Serviço. Entre os homenageados estão o economista Mozart Tavares Martins Filho com o título de Dr. Honoris Causa, o professor João Moreno Pomar como Prof. Emérito in memorian, o professor Manoel Roberto Maciel Trindade como Professor Honoris Causa e 64 servidores por tempo de serviço.
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2024

O Nume promoveu no mês de novembro o Seminário: Integrando Memórias das Unidades, evento que reuniu pela primeira vez as Comissões Permanentes de Memória das unidades acadêmicas e administrativas e dos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. A atividade dá o pontapé inicial a uma série de ações integrativas e propositivas para a criação de espaços físicos de preservação de memórias nas unidades.